Normas para submissão de Artigos

I. DOS OBJETIVOS
O Semintur Jr tem por objetivo a socialização, apresentação e discussão produção teórica e investigativa de pesquisas desenvolvidas no ensino superior, em especial nos termos da iniciação científica e dos trabalhos de conclusão de curso.

II. DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
2.1 Os trabalhos serão submetidos em duas etapas: para avaliação, os autores deverão enviar um resumo através do sistema de conferências da UCS (link). Num segundo momento, após a aprovação do resumo, será dado um prazo para que os autores que desejarem publicar o trabalho, nos anais do evento, encaminhem o artigo completo.

2.2 Os trabalhos deverão ser submetidos, observando-se o envio de um arquivo com identificação dos autores e em formato .doc (Word). A comissão científica fará a supressão dos nomes dos autores, antes de submetê-los à avaliação.

2.3 O pesquisador deve utilizar o modelo (template) em arquivo .doc, disponível no site, com cabeçalho do evento, para formatação de título e subtítulos, nome dos autores, nota de rodapé e corpo de texto.

2.4 As páginas devem ser em tamanho A4, sendo a margem superior e esquerda com 3cm e a inferior e direita com 2cm.

2.5 Da submissão do resumo:
2.5.1 O resumo deve estar configurado com fonte Times New Roman, corpo tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples e alinhamento justificado, contendo no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) linhas.
2.5.2  O resumo deve conter objeto de estudo, objetivos, referencial teórico, metodologia utilizada, resultados e considerações finais.
2.5.3 O resumo deve ser seguido de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave.
2.5.4 Será disponibilizado no site do evento o modelo (template), que deverá ser utilizado para a submissão do resumo.

2.6 Do envio do artigo completo:
2.6.1 O artigo deve estar configurado obedecendo ao modelo (template) disponível no blog do evento (https://seminturjr.blogspot.com) no dia 13 de outubro, respeitando as normas ABNT. O corpo do texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm, contendo no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) páginas, incluindo resumo, corpo do texto, referências bibliográficas, tabelas e ilustrações.
2.6.2 O resumo do artigo completo corresponde ao aprovado na primeira fase da submissão. Deve ser seguido de palavras-chave, em número máximo de cinco, separadas por ponto e vírgula (;). O espaçamento entre linhas deve ser simples.
2.6.3 Os trabalhos que não estiverem adequados ao formato e modelo, inclusive o cabeçalho, não serão publicados nos anais.

2.7 Poderão submeter trabalhos, alunos de cursos de graduação em Turismo e Hospitalidade e áreas afins, ou graduados nos últimos 24 meses anteriores à realização do evento, que não estejam cursando especialização ou mestrado.

2.8 Os trabalhos devem incluir como co-autor um(a) professor(a) orientador(a). O(a) aluno(a) deve ser, obrigatoriamente, primeiro(a) autor(a).

III. DA INSCRIÇÃO
3.1 Cada aluno(a) poderá inscrever, no máximo, 2 (dois) trabalhos, sendo um como autor principal e outro como co-autor. Cada trabalho poderá ter, no máximo, 5 autores, incluindo o(a) professor(a) orientador(a).




3.2 Todas as pessoas que forem participar do evento de forma presencial devem realizar a inscrição, independente de apresentarem ou não trabalhos.

IV. DA AVALIAÇÃO
4.1 Todos os trabalhos serão avaliados por meio do sistema double blind review (os avaliadores não têm acesso à identificação dos autores do trabalho que estão avaliando). Em caso de questões pontuais indicadas pelos avaliadores, poderão ser solicitadas mudanças, com a indicação de prazo limite para novo envio.

4.5 Todos os resumos, antes da avaliação double blind review, serão avaliados quanto aos aspectos formais, pela Comissão Científica.

4.6 O número de trabalhos aceitos corresponderá às condições máximas de apresentação por Rodas de Conversas. As Rodas de Conversa serão definidas conforme demanda, respeitando os limites da capacidade do local do evento.

V. DA APRESENTAÇÃO
5.1 Os trabalhos aprovados terão sua apresentação oral no dia do evento, conforme ordem a ser previamente divulgada pelo site oficial do evento, podendo ser alterada pelos coordenadores dos grupos de trabalho, no dia da apresentação. O tempo e a dinâmica das apresentações serão definidos no respectivo grupo, considerando um máximo de 10 minutos.

5.2 O recebimento de certificado de participação no evento está condicionado à participação nas Rodas de Conversa e nas Trilhas. Para tanto, o participante deve assinar a lista de presença.

5.3 Haverá certificado de apresentação de trabalho.

5.4 Para a apresentação, será disponibilizado equipamento data-show. Outros materiais de informática necessários deverão ser solicitados juntamente com a ficha de inscrição. A Comissão recomenda que todas as apresentações sejam salvas nos formatos de apresentação para “PowerPoint” e uma cópia em formato PDF, pois não serão disponibilizados equipamentos com programas para conversão de arquivos que não abrirem no momento da apresentação. O participante poderá apresentar seu trabalho com seu computador portátil pessoal.

5.2 Os autores deverão trazer em um pendrive, no momento do credenciamento, os arquivos de suas apresentações.

5.3 Professores não poderão apresentar ou participar da apresentação do(s) trabalho(s) no evento, mas serão bem-vindos na plateia.

VI. CONSIDERAÇÕES GERAIS
6.1 Outros procedimentos não previstos na Norma Geral serão definidos pela Comissão Organizadora do Encontro Semintur Jr. Nas questões referentes aos trabalhos, a decisão dos avaliadores designados pelo Comitê Científico é soberana. Havendo discrepância, será arbitrado um terceiro avaliador e, em último caso, a decisão caberá ao Comitê Científico.

6.2 Ao enviar o resumo à apreciação da Comissão Científica e, posteriormente, os artigos completos, os autores concordam com sua publicação nos Anais e sites do evento, respeitados os direitos autorais, que permanecem com os autores.

6.3 Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas para a coordenação do evento através do e-mail seminturjr@gmail.com.